Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Alunos da Emídio Garcia participam no exercício nacional "Terra Treme"

Ontem, às 11h05 foi realizado o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico "A Terra Treme".
Este foi o toque para alertar os alunos, professores e funcionários que algo não estava bem. Foi o primeiro sinal a ecoar esta manhã durante um simulacro, na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, promovido pela Autoridade Nacional para a Protecção Civil «A escola treme». O objectivo é ensinar aos alunos quais os passos a seguir, em caso de sismo.

Beatriz Pires, de 13 anos que frequenta o 8º ano destacou a importância da realização do simulacro. “Se houver um sismo verdadeiro, nós já estamos prevenidos e já sabemos como actuar nesses casos. Se fosse em contexto real eu já não entrava em pânico”, referiu a aluna. Já a sua colega, Maria Afonso, de 12 anos, acrescenta “que se houver um terramoto já estamos ensinados para o pior e como reagir nestas situações”.

Antes do horário marcado, foi explicado aos alunos como proceder em caso de sismo, através de um filme, como contou o segundo comandante distrital da protecção Civil, Rómulo Pinto.

“Esta é uma iniciativa que integra a estratégia nacional preventiva, que visa capacitar a população para saber agir em caso de sismo”, destacou segundo comandante distrital da protecção Civil, que num balanço salientou que “o exercício correu bastante bem e os alunos fizeram os três gestos e foram deslocados para o ponto de encontro, com bastante normalidade”, referiu.

O director do Agrupamento Emídio Garcia, Eduardo Santos, salientou “que é sempre importante as escolas estarem atentas a estas questões de segurança. Aproveitamos também este dia para realizar o exercício de evacuação da escola que correu dentro da normalidade”. 

 O Simulacro «A terra treme» foi um exercício nacional e convidou a população a realizar os três gestos de autoprotecção: baixar, proteger e aguardar.

A Autoridade Nacional para a Protecção Civil chama a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adoptar em caso de sismo e que podem salvar vidas. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário