Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Concurso para a ligação aérea entre Bragança e Portimão lançado com valor de 10 milhões de euros

O Ministro das Infraestruturas esteve ontem em Bragança numa sessão de lançamento do concurso público para a realização da ligação aérea Bragança/ Vila Real/Viseu/ Cascais/ Portimão.
O concurso, publicado terça-feira em Diário da República, tem o prazo de 62 dias e o presente contrato termina a 22 de Dezembro, mas será evitada a interrupção através de um ajuste directo.

Pedro Marques explicou que só agora foi possível avançar com o concurso. “Este concurso foi aberto quando tivemos condições de definição de obrigações de serviço público por parte da Comissão Europeia. A boa notícia é que foi aberto antes do final da concessão e estamos em negociações com a actual concessionária para fazer este período de transição através de ajuste directo. Aliás para podermos recorrer a este mecanismo era muito importante termos as condições legais criadas para o avanço do concurso, o que está agora assegurado”,

O apoio dado atribuído à concessão é de 10 milhões e 400 mil euros, mais cerca de 3 milhões de euros m relação ao contrato anterior e para um período de 4 anos, mais um do que a actual. Um sinal, diz o ministro, de que a ligação “é para manter”.

O presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, considera que o lançamento do concurso foi uma boa notícia, apesar de a ligação continuar a ter paragem em Tires e não na Portela, em Lisboa. “Gostaríamos que fosse de facto na Portela, porque tem vindo a ser apontado como um transtorno pelo tempo despendido entre Cascais e Lisboa, mas reconhecemos que por uma questão de operacionalidade isso não seria possível”, admitiu o autarca.

Só este ano, utilizaram a ligação 13 mil passageiros.

A linha aérea que liga o Nordeste Transmontano a Lisboa fez-se de forma ininterrupta ao longo de 15 anos, entre 1997 e 2012, tendo sido retomada em Dezembro de 2015, com mais paragens e um prolongamento até Portimão.

Está agora garantida a continuidade desta rota por mais 4 anos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário