segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Cidra de Maçã feita em Carrazeda foi a novidade da 24ª Feira da Maçã, Vinho e Azeite

Este fim-de-semana, foram muitos os que passaram por Carrazeda de Ansiães, na mostra das principais produções agrícolas daquele concelho, a 24.ª feira da maçã, vinho e azeite.
Uma montra para produtores em época de colheitas, mas também com espaço para o artesanato, outros produtos regionais e actividades económicas, num total de cerca de 100 expositores que marcaram presença, nos últimos três dias.

“Faz todo o sentido a promoção dos produtos regionais, sobretudo do sector primário, que é sector de criação de riqueza, portanto tão importante para a nossa economia”, disse um expositor.

A feira serviu também para lançar um novo produto, cidra de maçã totalmente produzido em Carrazeda. Duarte Moura, produtor de maçãs, e um sócio lançaram o novo produto feito 100 por cento com maçã e sem corantes ou aditivos.

“É um projecto que tem cerca de 3 anos. Começou por haver pouca procura das maçãs pequenas e estão com pouco valor no mercado, e então, pensamos em fazer sumos, em fazer cidra e outras coisas. Nós temos cidras com dois anos que estão absolutamente boas. Resolvemos avançar e estamos a fazer um projecto maior, criamos uma marca, novos rótulos e estamos neste fim-de-semana a divulgar a marca”, explicou Duarte Moura.

Prevê-se que este seja um bom ano para a produção de maçã e de uva, apesar de o ano estar a ser bastante seco. E porque as preocupações com as reservas de água são uma constante o município espera candidatar ainda este ano a barragem da Veiga a fundos comunitários no âmbito do plano nacional de regadio.

“Temos o plano estratégico de regadio que mandamos elaborar. Foi identificado o melhor local para o fazer, estamos a complementá-lo com outros estudos, para ainda este ano, responder a um aviso de candidatura a fundos comunitários. É um aviso que tem pouca dotação orçamental, mas o sucesso das candidaturas só depois é que sabemos”, esclareceu João Gonçalves, autarca de Carrazeda.

Ao longo de três dias em Carrazeda de Ansiães houve ainda momentos de animação e actividades várias, com o cortejo etnográfico, gincana de tractores ou actividades temáticas relacionados com a produção agrícola destinados aos mais novos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário