A Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual de Bragança comemora 40 anos e o edifício da instituição está agora a sofrer obras de requalificação.
As duas primeiras já foram concluídas, tendo sido recuperada uma ala. A terceira fase vai começar em breve, segundo garantiu António Oliveira, director da instituição há quatro anos. “Quarenta anos depois estamos a tratar de um projecto extremamente importante para nós que é a reabilitação do nosso edificado. Concluímos uma primeira e uma segunda fase e contamos entrar, a curto prazo, numa terceira, também importante para as nossas ambições”.
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no almoço de aniversário da instituição, que tem mais de 70 utentes e 80 colaboradores. Celina Mesquita, uma das fundadoras, está orgulhosa com o crescimento da instituição e afirma que, nos dias de hoje, as pessoas com deficiência já são melhor aceites pela sociedade. “A integração, na minha opinião, é eles, para já, serem vistos de outra maneira. A sociedade, de certo modo, marginalizava a pessoa com deficiência e hoje não. Acho que já são muito aceites. Temos trabalho muito nesse aspecto: abrir as portas da APADI e fazer com que as pessoas visitem a instituição e vejam o trabalho que temos e que eles fazem. Eles não são uns coitadinhos, são como nós”.
O almoço de comemoração dos 40 anos da APADI de Bragança, aconteceu no NERBA, onde foram também expostos trabalhos elaborados pelos utentes da instituição.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Sem comentários:
Enviar um comentário