Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

40 anos a ser APADI

A Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual de Bragança comemora 40 anos e o edifício da instituição está agora a sofrer obras de requalificação.
As duas primeiras já foram concluídas, tendo sido recuperada uma ala. A terceira fase vai começar em breve, segundo garantiu António Oliveira, director da instituição há quatro anos. “Quarenta anos depois estamos a tratar de um projecto extremamente importante para nós que é a reabilitação do nosso edificado. Concluímos uma primeira e uma segunda fase e contamos entrar, a curto prazo, numa terceira, também importante para as nossas ambições”.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no almoço de aniversário da instituição, que tem mais de 70 utentes e 80 colaboradores. Celina Mesquita, uma das fundadoras, está orgulhosa com o crescimento da instituição e afirma que, nos dias de hoje, as pessoas com deficiência já são melhor aceites pela sociedade. “A integração, na minha opinião, é eles, para já, serem vistos de outra maneira. A sociedade, de certo modo, marginalizava a pessoa com deficiência e hoje não. Acho que já são muito aceites. Temos trabalho muito nesse aspecto: abrir as portas da APADI e fazer com que as pessoas visitem a instituição e vejam o trabalho que temos e que eles fazem. Eles não são uns coitadinhos, são como nós”.

O almoço de comemoração dos 40 anos da APADI de Bragança, aconteceu no NERBA, onde foram também expostos trabalhos elaborados pelos utentes da instituição.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário