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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CIM Terras de Trás-os-Montes quer transportes públicos mais baratos

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIMTT) quer investir mais de cinco milhões de euros para melhorar a rede de transportes públicos dos nove concelhos do seu território nos próximos cinco anos.
O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes - Foto: Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens
O concurso público está a ser preparado e deverá ser lançado em breve com vista a concessionar as carreiras aos operadores, o que deverá acontecer até ao final de 2020. O objetivo é criar uma rede de transportes públicos "exemplar", referiu o presidente da CIMTT, Artur Nunes, com baixo custo e tendencialmente gratuito. Em dezembro através de financiamentos disponíveis a CIMTT permitiu que os transportes públicos tivessem uma redução de 90% no preço dos bilhetes até ao final desse ano. Atualmente os habitantes dos concelhos desta zona ainda contam com descontos de 25% nos preços dos transportes públicos.

Artur Nunes, defende que o PARRTP (Programa de Apoio à Redução do Tarifário Transportes Público) não deve ter como critério apenas a população (número de habitantes), mas que deve ter também em conta dispersão geográfica dos territórios, como é o caso das Terras de Trás-os-Montes, onde é grande. Como tal, deve garantir-se um maior apoio financeiro para que os transportes em territórios de baixa densidade, por forma a que " sejam tendencialmente gratuitos para servir melhor as pessoas", acrescentou o responsável da CIMTT, também autarca de Miranda do Douro, no final de uma reunião com a deputada do Bloco de Esquerda, Isabel Pires, em Bragança, esta segunda-feira, "para saber quais as dificuldades" na aplicação do programa.

"Existem aqui dois ou três problemas, como a baixa densidade populacional, o que implica modelos de rede de transportes completamente diferentes de outros territórios. Não pode haver um programa uniforme para todo o país, que tipo de horários e frequências são necessárias, se é apenas escolar ou casa/trabalho. Outro problema é a falta de informação quanto ao número de passageiros ou bilhetes vendidos", destacou a deputada bloquista.

Em 2019, a CIMTT contou com uma verba de 174 mil euros para investir nos transportes.

Glória Lopes

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