sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Associação Nacional de Municípios de Portugueses reivindica fundos da bazuca para a instalação do 5G nas regiões onde há pouca rede móvel e de internet

 Os autarcas dos municípios onde há pouca rede móvel e de internet reivindicam fundos nacionais e comunitários para a instalação do 5G nestas regiões.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses quer que a cobertura seja como a da rede de saneamento e electricidade.

Também a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes tem vindo a reclamar que o projecto-piloto para instalar esta rede seja feito na região. Segundo o presidente da CIM, Artur Nunes, é necessário que estes territórios sejam favorecidos. “É a tal discriminação positiva, dissemos também no concurso que a aposta devia ser nestas regiões a nível do 5G. O PRR pode servir para que a modernização administrativa tenha em conta as necessidades de comunicação para servir melhor os cidadãos”, sustentou.

No Verão, a ANACOM esteve em Miranda do Douro e Vimioso para diagnosticar a falta de rede nestes concelhos. Artur Nunes, também autarca de Miranda, em fim de funções, afirma que este é muitas vezes um entrave à instalação de empresas na região. “Hoje as comunicações são auto-estradas para fixação de empresas e não tenho dúvidas que a primeira questão que fazem aqui é qual a rede de cobertura de fibra óptica e a velocidade de internet no concelho”, destaque.

O leilão 5G, que está a decorrer, prevê cobertura de rede para 95% da população e 90% nas freguesias com pouca população.

Recentemente, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anunciou ainda que, até ao final do ano, será aberto concurso internacional para operadores de internet fixa e móvel para alargar a cobertura ao interior, num investimento de cerca de 400 milhões de euros.  

O Governo quer criar um projecto de decreto-lei que consiste num “mapa de cobertura de rede”, para perceber quais as disponibilidades dos serviços de telemóvel e internet no país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário