Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Associação Nacional de Municípios de Portugueses reivindica fundos da bazuca para a instalação do 5G nas regiões onde há pouca rede móvel e de internet

 Os autarcas dos municípios onde há pouca rede móvel e de internet reivindicam fundos nacionais e comunitários para a instalação do 5G nestas regiões.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses quer que a cobertura seja como a da rede de saneamento e electricidade.

Também a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes tem vindo a reclamar que o projecto-piloto para instalar esta rede seja feito na região. Segundo o presidente da CIM, Artur Nunes, é necessário que estes territórios sejam favorecidos. “É a tal discriminação positiva, dissemos também no concurso que a aposta devia ser nestas regiões a nível do 5G. O PRR pode servir para que a modernização administrativa tenha em conta as necessidades de comunicação para servir melhor os cidadãos”, sustentou.

No Verão, a ANACOM esteve em Miranda do Douro e Vimioso para diagnosticar a falta de rede nestes concelhos. Artur Nunes, também autarca de Miranda, em fim de funções, afirma que este é muitas vezes um entrave à instalação de empresas na região. “Hoje as comunicações são auto-estradas para fixação de empresas e não tenho dúvidas que a primeira questão que fazem aqui é qual a rede de cobertura de fibra óptica e a velocidade de internet no concelho”, destaque.

O leilão 5G, que está a decorrer, prevê cobertura de rede para 95% da população e 90% nas freguesias com pouca população.

Recentemente, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anunciou ainda que, até ao final do ano, será aberto concurso internacional para operadores de internet fixa e móvel para alargar a cobertura ao interior, num investimento de cerca de 400 milhões de euros.  

O Governo quer criar um projecto de decreto-lei que consiste num “mapa de cobertura de rede”, para perceber quais as disponibilidades dos serviços de telemóvel e internet no país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário