Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Envolver as crianças no mundo do cinema e o objectivo do projecto do vinhaense Tiago Fernandes

 Aproximar as crianças da sétima arte e mostrar-lhes o trabalho que existe na produção de um filme é uma das grades propostas do programa cultural “Cinema dos 8 aos 80”
Ao longo dos últimos dias, nos concelhos de Bragança, Vinhais e Mirandela, os mais pequenos têm estado a aprender a arte, através de oficinas de cinema. As crianças assumem vários papéis, nas filmagens, produção, realização e até mesmo na pele de actores. Em Bragança, onde no sábado decorreu a segunda sessão, os mais pequenos mostraram-se fascinados com este mundo, já que não imaginavam que fosse tão grande o trabalho que há por detrás do que veem no ecrã.

“Nós estivemos a fazer uma curta-metragem que era o ‘Macaquinho do Chinês’ e que falava sobre três crianças e também abordava o bullying na escola e dá muito trabalho, porque temos que posicionar tudo e também ter cuidado com os figurantes”, disse uma das crianças participantes.

O projecto cultural foi pensado por Tiago Fernandes. O vinhaense estudou Cinema na Universidade da Beira Interior, onde agora também dá aulas, e diz-se surpreendido, uma vez que as crianças revelam já bastante cultura cinematográfica. Assim, o objectivo passa mesmo por lhes mostrar que tudo aquilo que consomem é trabalhoso.

“As crianças consomem muito audiovisual nas redes sociais, no Youtube principalmente, mas muitas vezes não estão sensibilizadas para aquilo que acontece por trás, como é que é feito, os efeitos especiais”, referiu.

Numa primeira fase, o “Cinema dos 8 aos 80” foi para o terreno nos meses de Julho e de Agosto, com sessões de cinema ao ar livre, também nos concelhos de Bragança, Vinhais e Mirandela. O projecto levou a sétima arte ao distrito, que tem pouca oferta a este nível. Satisfeito com a adesão às sessões, Tiago Fernandes revela que a ideia é criar um festival de cinema.

“O objectivo do projecto é valorizar a arte cinematográfica enquanto arte que no nosso distrito acaba por não ter grande representatividade, há poucas salas de cinema, não temos acesso muitas vezes a outro tipo de cinematografias, e então a ideia foi trazer filmes um pouco diferentes daqueles que vemos na sala de cinema. Queremos avançar para algo maior, como por exemplo, um festival de cinema transconcelhio”, disse.

O projecto do vinhaense Tiago Fernandes teve o apoio do programa “Garantir Cultura” e foi o único que durante a pandemia permitiu a exibição de filmes nestes três concelhos da região.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário