Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Networking Event - E se o urso-pardo voltar? reuniu cerca de 100 pessoas para debater o potencial regresso da espécie a Portugal

 O Networking Event - E se o urso-pardo voltar?, realizado nos dias 28 e 29 de outubro, na cidade de Bragança, contou com a participação presencial de cerca de 100 pessoas, entre as quais especialistas ibéricos na conservação do urso-pardo, académicos, técnicos da administração do Estado e atores locais, como apicultores, associações de criadores de gado, associações ambientalistas e de conservação da natureza e empresas de ecoturismo. Inscreveram-se ainda para assistir ao Networking Event via online 75 pessoas de várias áreas: docentes, investigadores, engenheiros, agentes de conservação da natureza, estudantes, entre outras.

Networking Event - E se o urso-pardo voltar?/Fotografia Cláudia Costa.

O evento foi organizado pela ONG de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, em conjunto com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Município de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança e apoiado pela iniciativa "Natura 2000 Biogeographical Process" da Comissão Europeia.

Networking Event - E se o urso-pardo voltar?/Fotografia Cláudia Costa.

Durante o Networking Event, debateu-se antecipadamente aquele que poderá ser um dos grandes desafios de conservação da natureza em Portugal: o potencial regresso do urso-pardo ao norte do país e a sua coexistência com o ser humano, com o intuito de lançar as fundações para futuras ações transfronteiriças de conservação do urso-pardo no território nacional.

O evento foi estruturado em três painéis de comunicações orais, onde os oradores puderam partilhar os seus estudos, projetos, conhecimentos e experiências sobre o urso-pardo, e duas mesas de trabalho focadas no debate multissetorial sobre quais seriam as principais linhas orientadoras para a elaboração de futuras ações de conservação do urso-pardo em Portugal, numa abordagem ibérica.

O objetivo agora é avaliar os contributos fundamentais dados por diferentes especialistas, entidades, instituições e setores da sociedade que participaram no Networking Event com o propósito de desenvolver um documento base abrangente para futuras medidas de conservação do urso-pardo no território nacional. Pretende-se também fomentar a articulação com Espanha numa abordagem ibérica à conservação desta espécie e continuar a promover a cooperação transfronteiriça e a partilha de conhecimento nesta área.

Visita ao Parque Natural de Montesinho/Fotografia Sara Pinto.

O evento contemplou ainda, no segundo dia, 29 de outubro, uma visita de campo ao Parque Natural de Montesinho (PNM), território onde, em 2019, um urso-pardo dispersante esteve presente. A visita foi guiada pelo técnico do ICNF José Luís Rosa e contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Durante a visita, os participantes puderam conhecer diferentes zonas do PNM.

Sem comentários:

Enviar um comentário