Networking Event - E se o urso-pardo voltar?/Fotografia Cláudia Costa. |
O evento foi organizado pela ONG de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, em conjunto com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Município de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança e apoiado pela iniciativa "Natura 2000 Biogeographical Process" da Comissão Europeia.
Networking Event - E se o urso-pardo voltar?/Fotografia Cláudia Costa.
Durante o Networking Event, debateu-se antecipadamente aquele que poderá ser um dos grandes desafios de conservação da natureza em Portugal: o potencial regresso do urso-pardo ao norte do país e a sua coexistência com o ser humano, com o intuito de lançar as fundações para futuras ações transfronteiriças de conservação do urso-pardo no território nacional.
O evento foi estruturado em três painéis de comunicações orais, onde os oradores puderam partilhar os seus estudos, projetos, conhecimentos e experiências sobre o urso-pardo, e duas mesas de trabalho focadas no debate multissetorial sobre quais seriam as principais linhas orientadoras para a elaboração de futuras ações de conservação do urso-pardo em Portugal, numa abordagem ibérica.
O objetivo agora é avaliar os contributos fundamentais dados por diferentes especialistas, entidades, instituições e setores da sociedade que participaram no Networking Event com o propósito de desenvolver um documento base abrangente para futuras medidas de conservação do urso-pardo no território nacional. Pretende-se também fomentar a articulação com Espanha numa abordagem ibérica à conservação desta espécie e continuar a promover a cooperação transfronteiriça e a partilha de conhecimento nesta área.
Visita ao Parque Natural de Montesinho/Fotografia Sara Pinto.
O evento contemplou ainda, no segundo dia, 29 de outubro, uma visita de campo ao Parque Natural de Montesinho (PNM), território onde, em 2019, um urso-pardo dispersante esteve presente. A visita foi guiada pelo técnico do ICNF José Luís Rosa e contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Durante a visita, os participantes puderam conhecer diferentes zonas do PNM.
Sem comentários:
Enviar um comentário