Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

APA financia parte de camião-cisterna para ajudar Vinhais em tempos de seca

 Vinhais vai ter um camião-cisterna para ajudar no abastecimento das aldeias do concelho, em tempos em que a água é escassa


Um protocolo entre a câmara e a Agência Portuguesa do Ambiente, que vai financiar com 150 mil euros a compra do camião. Uma forma de assegurar o fornecimento de água, explica o vice-presidente da APA, Pimenta Machado. "Vamos financiar este sistema para alimentar as aldeias, por causa da seca daquilo a que chamamos sistemas autónomos, que ficaram sem água. Isto é, no fundo, aumentar a capacidade de fornecer água às aldeia, por causa desta seca e do que pode acontecer nos anos seguintes. Com este equipamento o abastecimento vai ser mais resiliente".

O nordeste transmontano foi das zonas do país mais afectadas pela falta de água. Em Vinhais, o município teve que abastecer 27 aldeias. Neste momento, a situação já está mais controlada. A chuva dos últimos dias veio ajudar, mas pouco resolveu no que toca às albufeiras, diz o presidente da câmara, Luís Fernandes. "A situação já melhorou em várias aldeias porque recuperámos já várias nascentes. Nos meses de Julho e de Agosto recuperámos mais 10 nascentes, em vários locais, para também juntar à água normal que também já abastecia esses depósitos. Esta chuva dos últimos dias veio minimizar mas muito pouco porque, praticamente, foi insignificante".

Ainda assim o autarca reconhece a importância do camião-cisterna para o abastecimento das populações e até no combate a incêndios. "Servirá para as aldeias e até para a vila, no caso de ser necessário. Tendo em atenção as dificuldades que tivemos e que poderemos ter no futuro, a aquisição destes meios ajudam a prevenir e minimizar algumas situações, sendo que o camião-cisterna pode também ser utilizado pelos bombeiros".

Devido à seca, A Agência Portuguesa do Ambiente também já apoiou o município de Vimioso com a compra de um camião-cisterna e requalificação do açude do rio Angueira, e ainda outros 7 municípios transmontanos com 1,3 milhões de euros, para garantirem o abastecimento de água às populações.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário