Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Campeonato de jogos tradicionais da CIM TTM juntou cerca de 500 participantes na final em Bragança

 O primeiro campeonato de jogos tradicionais da comunidade intermunicipal Terras de Trás-os-Montes reuniu ontem em Bragança cerca de 500 participantes dos 9 concelhos.


O jogo do fito, da raiola, da relha, de tracção à corda ou a corrida de sacos voltaram a ser protagonistas no dia de ontem, no recinto de promoção e valorização das raças autóctones na capital de distrito.

Hermínio Silva, de Freixedelo, Bragança, gostou de voltar a jogar o jogo da relha, que consiste no lançamento da parte de metal dos antigos arados, e recordar assim outros tempos e acabou por ficar em primeiro lugar.

Os jogos digitais ficaram um pouco de lado para alguns jovens que também participaram no campeonato. Um dia divertido para os jogadores, especialmente para quem ganhou como foi o caso da equipa de Alfândega da Fé vencedora na tracção à corda.

O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, considera que a iniciativa tem o papel de ajudar a preservar estas tradições que fazem parte da cultura da região, promovendo a união entre todos.

Depois da edição deste ano ter acabado em Bragança, a final do próximo ano ser em Vila Flor seguindo a iniciativa para os restantes municípios desta CIM. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário