“Fala-se muito das coimas mas estas variam segundo o regulamento de cada município.
Macedo de Cavaleiros não está regulamentado para essas coimas dos dejetos, então decidimos avançar com uma campanha para tentar diminui-los.
No momento em que as pessoas se dirijam à junta para registar ou licenciar o seu cão, oferecemos um pequeno dispensador de sacos biodegradáveis para apanhar os dejetos.”
Além disso, será ainda entregue um diploma de boas práticas ambientais:
“A questão foi mesmo tentar jogar com as pessoas, ou seja, é obvio que ao estarmos a oferecer um dispensador a alguém, à partida vai usá-lo. E porque não dar-lhe um pequeno diploma?
É óbvio que não vamos andar a fiscalizar se realmente cumprem ou não, mas acho que as pessoas, com um pouco de civismo, vão entrar no hábito de usar esse dispensador e, daí, o tal diploma.
Pensamos que uma vez que o receberam, sentir-se-ão mal se não cumprirem.”
Sérgio Borges lembra que a junta tem também a decorrer o programa Animais SOS, para ajudar a encaminhar animais desfavorecidos ou perdidos:
“Infelizmente há muitos animais que desaparecem e outros não têm um lar.
Sei que há várias situações e apelo que entrem em contacto com a junta se tiverem algum cão para adoção ou que tenha desaparecido. O que nós fazemos é publicitar nas nossa redes sociais e tentamos falar com os nossos parceiros, nomeadamente veterinários, para entrar em contacto e assim sermos muitos mais a conseguir, não só arranjar um lar para os animais abandonamos, mas também para os que desaparecem.
Temos um caso de sucesso que há pouco tempo resultou de um contacto connosco e o animal apareceu.”
A campanha arrancou dia 14 deste mês e vai continuar, sendo contemplados todos aqueles que, a partir de agora, forem registar ou pedir a licença anual do respetivo canídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário