Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Junta de Freguesia de Macedo lança campanha que pretende sensibilizar para a recolha dos dejetos de cães

 “Com o meu cão, saco na mão” é a mais recente campanha de sensibilização ambiental lançada pela Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros, que pretende diminuir os dejetos caninos pelas ruas da freguesia.


O presidente de junta, Sérgio Borges, explica em que consiste:

“Fala-se muito das coimas mas estas variam segundo o regulamento de cada município.

Macedo de Cavaleiros não está regulamentado para essas coimas dos dejetos, então decidimos avançar com uma campanha para tentar diminui-los.

No momento em que as pessoas se dirijam à junta para registar ou licenciar o seu cão, oferecemos um pequeno dispensador de sacos biodegradáveis para apanhar os dejetos.”

Além disso, será ainda entregue um diploma de boas práticas ambientais:

“A questão foi mesmo tentar jogar com as pessoas, ou seja, é obvio que ao estarmos a oferecer um dispensador a alguém, à partida vai usá-lo. E porque não dar-lhe um pequeno diploma?

É óbvio que não vamos andar a fiscalizar se realmente cumprem ou não, mas acho que as pessoas, com um pouco de civismo, vão entrar no hábito de usar esse dispensador e, daí, o tal diploma.

Pensamos que uma vez que o receberam, sentir-se-ão mal se não cumprirem.”

Sérgio Borges lembra que a junta tem também a decorrer o programa Animais SOS, para ajudar a encaminhar animais desfavorecidos ou perdidos:

“Infelizmente há muitos animais que desaparecem e outros não têm um lar.

Sei que há várias situações e apelo que entrem em contacto com a junta se tiverem algum cão para adoção ou que tenha desaparecido. O que nós fazemos é publicitar nas nossa redes sociais e tentamos falar com os nossos parceiros, nomeadamente veterinários, para entrar em contacto e assim sermos muitos mais a conseguir, não só arranjar um lar para os animais abandonamos, mas também para os que desaparecem.

Temos um caso de sucesso que há pouco tempo resultou de um contacto connosco e o animal apareceu.”

A campanha arrancou dia 14 deste mês e vai continuar, sendo contemplados todos aqueles que, a partir de agora, forem registar ou pedir a licença anual do respetivo canídeo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário