O jogo do fito, da raiola, da relha, de tracção à corda ou a corrida de sacos voltaram a ser protagonistas no dia de ontem, no recinto de promoção e valorização das raças autóctones na capital de distrito.
Hermínio Silva, de Freixedelo, Bragança, gostou de voltar a jogar o jogo da relha, que consiste no lançamento da parte de metal dos antigos arados, e recordar assim outros tempos e acabou por ficar em primeiro lugar.
Os jogos digitais ficaram um pouco de lado para alguns jovens que também participaram no campeonato. Um dia divertido para os jogadores, especialmente para quem ganhou como foi o caso da equipa de Alfândega da Fé vencedora na tracção à corda.
O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, considera que a iniciativa tem o papel de ajudar a preservar estas tradições que fazem parte da cultura da região, promovendo a união entre todos.
Depois da edição deste ano ter acabado em Bragança, a final do próximo ano ser em Vila Flor seguindo a iniciativa para os restantes municípios desta CIM.
Sem comentários:
Enviar um comentário