Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Feira da Castanha em Lisboa

 Produtores transmontanos reuniram-se este fim de semana em Lisboa, um evento organizado pela Casa de Trás-os-Montes, para divulgar o que de melhor há na região.


Mais de uma dezena produtores, marcaram presença este fim de semana no Mercado Municipal de Alvalade (Lisboa), para venda e divulgação de produtos característicos da região transmontana. Enchidos, vinho, castanha, mel, queijos, azeite, entre outros, foram os produtos associados a esta feira, que pretendeu apresentar às centenas de visitantes que marcaram presença, durante os dois dias de evento, organizado pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa. Os visitantes puderam assim, adquirir de forma direta, produtos regionais ao produtor a preços mais acessíveis, mas com a mesma qualidade.

Durante o evento o Presidente da Junta da Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, agradeceu à Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro pela iniciativa e por escolherem a Freguesia de Alvalade para a realização do evento. “Portugal é um país rico, de tradições, de qualidade e cada vez mais as pessoas das grandes cidades que não têm o acesso diário a este tipo de produtos, valorizam e procuram o que é nosso e, portanto, todas estas iniciativas que nos venham trazer essa qualidade, esta riqueza é para nós uma obrigação enquanto autarca, promover todas estas iniciativas”, afirma José Lopes.

Há vinte anos que Cátia se desloca por todo o país para as feiras de produtos regionais. Leva consigo a iguaria mais popular da Cidade de Mirandela – a alheira. Marca presença mais uma vez com o um objetivo, “dinamizar mais a região de Trás-os-Montes, o facto de ser organizado por esta associação, faz com que nós transmontanos tenhamos vontade mostrar os nossos produtos”. Há diversos tipos de fumeiro no país, alguns muito idênticos, mas com sabores bem diferentes como nos explica Cátia, “começa pela alimentação do porco, em Trás-os-Montes usamos muito a raça bísaro, onde o porco é alimentado a maçã e castanha, produtos abundantes na região, enquanto no Alentejo, por exemplo, utilizam o porco preto que é alimentado a bolota. A nossa carne, tem outro tipo de paladar até pela maneira como é temperado”.

A organização deste tipo de evento tem sido uma mais valia para os produtos, e também para os territórios. Além de puderem escoar uma grande parte dos produtos produzidos na região, contribui para o aumento dos rendimentos dos produtores e valoriza a região transmontana, que de ano para ano tem chamado cada vez mais turistas que tem contato com o artesanato, a gastronomia e a cultura, conforme afirma Hirondino Isaías, Presidente da Casa de Trás-os-Montes, que já realiza anualmente três feiras de produtos regionais em Lisboa.

No final da feira foi oferecido pela Casa de Trás-os-Montes a todos os visitantes castanhas assadas.

Bruno Taveira

Sem comentários:

Enviar um comentário