Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Cruz Vermelha de Bragança distinguida pela ILGA Portugal

 A Cruz Vermelha de Bragança recebeu mais um prémio


Agora foi distinguida pela ILGA Portugal pelo projecto “Bragança, Diversidades Contigo”, que surgiu em 2021. Aquilo que começou por ser apenas um apoio a pessoas transsexuais, alargou-se e chegou a dar-se formação em escolas e a profissionais de saúde, explicou a coordenadora e psiquiatra, Joana Gomes. “Para dar inicialmente suporte a pessoas trans no concelho, para que tivessem acesso mais facilitado nas deslocações aos hospitais centrais e também a tudo aquilo que fosse necessário no seu processo de transição, nomeadamente roupa, psicoterapia e alguma alimentação. Depois, alargamos portas, com intervenção em todas as orientações sexuais, identidade de género, formação a professores nas escolas, fizemos workshops, com alunos, nas escolas, no IPB, formámos profissionais de saúde, fizemos exposições”.

O projecto surgiu com o intuito de trabalhar contra a discriminação e apoiar os mais vulneráveis. Isso valeu-lhe o “Prémio Arco-Íris”. Nem queriam acreditar quando souberam da distinção. “Ficámos muito contentes, quase incrédulos, porque, de facto, pensámos, estamos aqui tão escondidos e afinal não estávamos escondidos. Passámos além dos montes e ficámos muito contentes. O prémio, na luta contra a discriminação, é muito relevante”.

E este prémio é só mais uma forma de dar força para que o projecto continue a crescer. “A nossa vontade é que, de facto, as pessoas aqui em Bragança saibam que não é por estarem em Bragança, no Interior, que devem sentir mais medo, ou vergonha, ou incapacidade de viverem a sua identidade na sua plenitude. Saberem que existe nem que seja um local que abre portas a essa diversidade, a nós parece-nos importante. Estes projectos não podem andar para trás”.

A atribuição do “Prémio Arco-Íris” vai ser entregue esta noite à Cruz Vermelha de Bragança. A Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo – é a mais antiga associação de defesa e promoção dos Direitos Humanos das pessoas LGBTI.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário