Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Teatro Municipal de Bragança não pára de atrair espectadores

 O número de espectadores no Teatro Municipal de Bragança tem vindo a crescer


O equipamento, que assinalou os seus 20 anos em Janeiro, terminou 2023 com uma taxa de ocupação média de 82% mas os números dos últimos quatro meses são melhores. O director, João Cristiano Cunha, acredita que 2024 será mesmo de festejo pois prevê que a taxa de ocupação de sala seja ainda mais alta. “Tivemos 35 espectáculos e 44 sessões, com grande equilíbrio entre disciplinas artísticas. Tivemos 8545 espectadores, como taxa de ocupação de 88%. Tivemos, no mesmo período, mais 3000 espectadores que em 2023. Estamos a crescer. É um indicador claro de que estamos no caminho certo, com fidelização de públicos e criação de novos”.

Os números foram avançados durante a apresentação da agenda para os meses de Maio, Junho e Julho. Um dos destaques é o aniversário do teatro fora de portas. Vai acontecer no castelo de Bragança, no dia 6 de Julho, com um concerto de The Gift – Coral Histórico. Destaque ainda para o concerto de Carminho, para a peça de teatro Branca de Neve, para o Refugiado, um espectáculo construído a partir do relato de um homem que foge do seu país de origem, bem como para a peça Feliz Aniversário, que conta com João Baião e Heitor Lourenço, entre outros.

O director do teatro diz que esta é uma programação que ajudará a ter novamente bons números, daqui a três meses. “Há várias propostas para grandes públicas, quer o concerto dos The Gift, quer os espectáculos de teatro para massas, massas no bom sentido, da democratização, sem banalizar a cultura. Estamos a diversificar opções artísticas para termos diferentes públicos também, porque todos devem ir ao teatro”.

Fernanda Silva, vice-presidente da câmara de Bragança e vereadora com o pelouro da cultura, assume que levar artistas às escolas e programar peças para os mais jovens é a melhor forma de os aproximar da arte e do teatro, um espaço que se quer que seja de todos. “Este é o grande objectivo e desígnio do serviço educativo: trazer os jovens e o público escolar ao teatro. Eles percepcionam o artista e o seu papel, há uma ligação mais próxima e são trabalhadas competências. É um complemento importante pata que se consolidem públicos, para que as crianças e os jovens vejam o teatro como um espaço de cultura”.

A agenda para os meses de Maio, Junho e Julho foi apresentada na semana passada, no Teatro Municipal de Bragança. Um dos grandes destaques é o concerto fora de portas, com os The Gift. Acontece dia 6 de Julho, no castelo de Bragança. A entrada é gratuita.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário