Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Miranda do Douro: Musealização de achados arqueológicos do castelo

 O município de Miranda do Douro iniciou o projeto de musealização e valorização dos vestígios arqueológicos, achados durante as intervenções arqueológicas, que decorreram na área envolvente ao castelo, cuja construção remonta ao reinado de D. Dinis, em 1286.


A autarquia de Miranda do Douro informa que através desta ação foi possível implementar um percurso pelo castelo de Miranda do Douro e suas muralhas.

“Neste sentido, foram instaladas um conjunto de oito placas de sinalética dotadas de ‘QR Codes’ que permitirão a consulta autónoma por parte do visitante de um conjunto vasto de informação (texto, fotografia e vídeo) através de ‘smartphones’”, indicou esta autarquia numa publicação na rede social Facebook.

De acordo com o município de Miranda do Douro, as intervenções arqueológicas realizadas permitiram aferir várias estruturas de defesa pertencentes ao castelo de Miranda do Douro, estabelecidas na barreira cronológica entre finais do século XIII e a primeira metade do Século XVIII.

O castelo de Miranda do Douro foi edificado num segundo momento de povoamento de Trás-os-Montes, ocorrido no reinado de D. Dinis, que em 1286 que terá mandado edificar um castelo numa das extremidades da vila, a que se associava uma cerca urbana destinada a proteger a população.

Às naturais transformações nos séculos posteriores, juntou-se uma violenta explosão, em 1762, que desfigurou partes fundamentais da obra gótica. Ao que tudo indica, o castelo tinha a forma retangular e as suas muralhas ligavam "a formidável torre de menagem, situada num dos ângulos, a três outras torres mais baixas também em posição angular”.

Sem comentários:

Enviar um comentário