O equipamento, que assinalou os seus 20 anos em Janeiro, terminou 2023 com uma taxa de ocupação média de 82% mas os números dos últimos quatro meses são melhores. O director, João Cristiano Cunha, acredita que 2024 será mesmo de festejo pois prevê que a taxa de ocupação de sala seja ainda mais alta. “Tivemos 35 espectáculos e 44 sessões, com grande equilíbrio entre disciplinas artísticas. Tivemos 8545 espectadores, como taxa de ocupação de 88%. Tivemos, no mesmo período, mais 3000 espectadores que em 2023. Estamos a crescer. É um indicador claro de que estamos no caminho certo, com fidelização de públicos e criação de novos”.
Os números foram avançados durante a apresentação da agenda para os meses de Maio, Junho e Julho. Um dos destaques é o aniversário do teatro fora de portas. Vai acontecer no castelo de Bragança, no dia 6 de Julho, com um concerto de The Gift – Coral Histórico. Destaque ainda para o concerto de Carminho, para a peça de teatro Branca de Neve, para o Refugiado, um espectáculo construído a partir do relato de um homem que foge do seu país de origem, bem como para a peça Feliz Aniversário, que conta com João Baião e Heitor Lourenço, entre outros.
O director do teatro diz que esta é uma programação que ajudará a ter novamente bons números, daqui a três meses. “Há várias propostas para grandes públicas, quer o concerto dos The Gift, quer os espectáculos de teatro para massas, massas no bom sentido, da democratização, sem banalizar a cultura. Estamos a diversificar opções artísticas para termos diferentes públicos também, porque todos devem ir ao teatro”.
Fernanda Silva, vice-presidente da câmara de Bragança e vereadora com o pelouro da cultura, assume que levar artistas às escolas e programar peças para os mais jovens é a melhor forma de os aproximar da arte e do teatro, um espaço que se quer que seja de todos. “Este é o grande objectivo e desígnio do serviço educativo: trazer os jovens e o público escolar ao teatro. Eles percepcionam o artista e o seu papel, há uma ligação mais próxima e são trabalhadas competências. É um complemento importante pata que se consolidem públicos, para que as crianças e os jovens vejam o teatro como um espaço de cultura”.
A agenda para os meses de Maio, Junho e Julho foi apresentada na semana passada, no Teatro Municipal de Bragança. Um dos grandes destaques é o concerto fora de portas, com os The Gift. Acontece dia 6 de Julho, no castelo de Bragança. A entrada é gratuita.
Sem comentários:
Enviar um comentário