Depois de Valpaços e Bragança, a Vespa do Castanheiro foi detectada no Concelho de Vinhais. Uma árvore infestada com a praga que destrói os gomos e leva a perdas de produção foi descoberta no final da semana passada em Vilar Seco de Lomba.
A chegada ao concelho originou medidas da Câmara Municipal, que organizou um gabinete de acompanhamento do caso. Já a partir de hoje, técnicos da Arbórea, a Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, em conjunto com as juntas de freguesia, vão inspecionar os soutos plantados durante o último ano, como explica o vice-presidente da autarquia de Vinhais, Luís Fernandes.
Como em outros casos também, no concelho de Vinhais a vespa foi detectada num castanheiro híbrido importado, este com origem em Espanha. A atenção vai assim estar virada para as novas plantações, que devem ultrapassar os 15 mil castanheiros, de acordo com Abel Pereira, da associação Arbórea.
O responsável explica que existe uma janela de atuação curta, antes de a larva se transformar em insecto.
Este é o terceiro caso detetado na região.
80 por cento da produção nacional de castanha está concentrada Bragança e Vinhais, onde o sector gera um rendimento de cerca de 50 milhões de euros ano.
Informação CIR (Rádio Brigantia)
Sem comentários:
Enviar um comentário