Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A Vespa dos Cantanheiros já está em Vinhais

Depois de Valpaços e Bragança, a Vespa do Castanheiro foi detectada no Concelho de Vinhais. Uma árvore infestada com a praga que destrói os gomos e leva a perdas de produção foi descoberta no final da semana passada em Vilar Seco de Lomba.

A chegada ao concelho originou medidas da Câmara Municipal, que organizou um gabinete de acompanhamento do caso. Já a partir de hoje, técnicos da Arbórea, a Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, em conjunto com as juntas de freguesia, vão inspecionar os soutos plantados durante o último ano, como explica o vice-presidente da autarquia de Vinhais, Luís Fernandes.

Como em outros casos também, no concelho de Vinhais a vespa foi detectada num castanheiro híbrido importado, este com origem em Espanha. A atenção vai assim estar virada para as novas plantações, que devem ultrapassar os 15 mil castanheiros, de acordo com Abel Pereira, da associação Arbórea.

O responsável explica que existe uma janela de atuação curta, antes de a larva se transformar em insecto.

Este é o terceiro caso detetado na região.

80 por cento da produção nacional de castanha está concentrada Bragança e Vinhais, onde o sector gera um rendimento de cerca de 50 milhões de euros ano.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário