Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

“Simbiose”, a exposição de arte urbana que pode visitar em Macedo de Cavaleiros até outubro

 Até 7 de outubro, Macedo de Cavaleiros tem patente a exposição de arte urbana Simbiose.


As peças de escultura são da autoria do macedense Manuel Mesquita, que tem esta arte como hobbie há cerca de 10 anos, mas só há dois decidiu trazê-las para a rua, passando primeiro por Mirandela, a seguir Miranda do Douro e agora chegou a vez da terra natal.

Peças criadas a partir da reutilização de materiais como pedra e ferro, explica o artista:

“Temos uma peça que se chama Perspetiva porque remete para a perspetiva que damos aos materiais, a preocupação de pensarmos no fim que lhes damos antes de os atirar fora.

Pensei na questão das flores, feitas de uma forma mais bruta e tosca propositadamente porque até aquilo que parece aparentemente feito pode tornar-se em algo agradável.

Depois tenho outra peça que é a Vidas, feita com pedra da nossa região, aqui do Quadraçal, tem ferro, algum novo, outro usado, e representa as nossas vidas, nomeadamente o nascimento que surge de dentro e cria raízes. A pedra representa a raiz e os ferros somos nós na vida.”

Implícita na exposição está a preocupação ambiental de reciclar materiais, e é isso que o autor espera conseguir transmitir também a quem a visitar :

“Profissionalmente venho da área da construção e sei que os materiais têm uma grande pegada ecológica, na qual as pessoas nem pensam.

A construção polui bastante e há pouca sensibilidade para a sustentabilidade.

Então esta exposição serve um pouco para também chamar a atenção para esse aspeto.”

As peças estão em exposição na Praça dos Segadores e em frente ao Posto de Turismo.

Num futuro próximo virá para a cidade, e para ficar, uma terceira peça do mesmo artista. Trata-se de uma Pietà que vai ser colocada na rotunda em frente à Igreja Santa Maria Mãe da Igreja.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário