As peças de escultura são da autoria do macedense Manuel Mesquita, que tem esta arte como hobbie há cerca de 10 anos, mas só há dois decidiu trazê-las para a rua, passando primeiro por Mirandela, a seguir Miranda do Douro e agora chegou a vez da terra natal.
Peças criadas a partir da reutilização de materiais como pedra e ferro, explica o artista:
“Temos uma peça que se chama Perspetiva porque remete para a perspetiva que damos aos materiais, a preocupação de pensarmos no fim que lhes damos antes de os atirar fora.
Pensei na questão das flores, feitas de uma forma mais bruta e tosca propositadamente porque até aquilo que parece aparentemente feito pode tornar-se em algo agradável.
Depois tenho outra peça que é a Vidas, feita com pedra da nossa região, aqui do Quadraçal, tem ferro, algum novo, outro usado, e representa as nossas vidas, nomeadamente o nascimento que surge de dentro e cria raízes. A pedra representa a raiz e os ferros somos nós na vida.”
Implícita na exposição está a preocupação ambiental de reciclar materiais, e é isso que o autor espera conseguir transmitir também a quem a visitar :
“Profissionalmente venho da área da construção e sei que os materiais têm uma grande pegada ecológica, na qual as pessoas nem pensam.
A construção polui bastante e há pouca sensibilidade para a sustentabilidade.
Então esta exposição serve um pouco para também chamar a atenção para esse aspeto.”
As peças estão em exposição na Praça dos Segadores e em frente ao Posto de Turismo.
Num futuro próximo virá para a cidade, e para ficar, uma terceira peça do mesmo artista. Trata-se de uma Pietà que vai ser colocada na rotunda em frente à Igreja Santa Maria Mãe da Igreja.
Sem comentários:
Enviar um comentário