A GNR está a realizar uma campanha de fiscalização e sensibilização sobre a utilização do telemóvel e aparelhos radiotelefónicos durante a condução.
O tenente Coronel Eduardo Lima explica que há uma percentagem importante da população que admite usar o telemóvel enquanto conduz. Nesse sentido, até dia 13 de outubro, os militares da GNR vão estar nas estradas para alertar as pessoas:
“Como sabem, a utilização de telemóveis e, hoje em dia, de outros equipamentos mais sofisticados, os smartphones, tablet, durante o exercício da condução é uma fonte de distração, quer visual, quer da limitação na disponibilidade do uso das mãos para a condução e também da limitação e do condicionamento cognitivo. Há uma percentagem muito substancial de condutores que admitem que usam o telemóvel enquanto conduzem. E a nossa campanha neste momento é direcionada para a sensibilização e fiscalização do manejamento destes equipamentos durante o exercício de condução”, disse.
A campanha inclui também a fiscalização do uso de auscultadores durante a condução, uma vez que condicionam a audição dos condutores impedindo-os de estarem atentos aos ruídos sonoros das estradas.
“A condução é um processo complexo e completo, porque obriga-nos ao uso da atenção visual e também está muito focado em conseguirmos ter uma audição do ambiente, os ruídos sonoros dos apitos e afins. Por isso, o uso integral de fones que impossibilitem ouvir o som ambiente também condiciona a condução e por isso são também elementos que serão fiscalizados”, explicou o Tenente coronel.
Quanto às penalizações, Eduardo Lima frisa que as contraordenações são de natureza grave e por isso serão aplicadas coimas podem ir desde a perda de pontos à proibição de conduzir.
A campanha RoadPol- Telemovel está a decorrer em todos o país. Teve início dia 7 de outubro e estende-se até domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário