Na estreia das farmácias na campanha de vacinação sazonal gripe e covid 2023/2024, a Farmácia Barreira foi a única, em todo o concelho de Vimioso, a aderir e a única que teve uma taxa de vacinação alta, tendo administrado mais de mil vacinas. Esse feito valeu à farmácia vimiosense o reconhecimento da Associação Nacional de Farmácias que lhe atribuiu o diploma de mérito.
Ricardina Pinto, farmacêutica substitua e responsável pela vacinação, afirma que esta distinção é um “motor” para continuarem. “Isto dá muito trabalho, parece que não, mas dá muito trabalho. E é um motor para continuarmos. Reconheceram que fizemos bem à população e é para nos dar força para continuar nos anos a seguir”.
Para Ricardina a elevada cobertura vacinal deve-se ao “conforto, à facilidade de marcação, à conveniência e confiança” proporcionada pelas farmácias que se encontram numa “posição privilegiada”. “Principalmente em zonas como a nossa, eles confiam em nós, falam, perguntam. O facto de virem comprar a medicação e poderem já sair vacinados já é óptimo para eles. Já não têm de fazer duas deslocações, pois sempre tivemos facilidade nas marcações, poucas filas de espera e a questão do conforto. Depois encontram-se uns com os outros, falam, acho que foi mesmo isso, é a proximidade connosco, a confiança, o conforto e a facilidade de marcar”.
Ainda assim, frisou que as farmácias não devem ser vistas como uma competição pelos centros de saúde, mas sim como uma ajuda “complementar” ao fim comum que unes estas entidades, a prevenção de doenças através da vacinação da população. “Os centros de saúde também fazem a parte deles e bem. O que nós queremos é complementar, ajudar, apesar de, às vezes, não ser assim bem interpretado pelos centros de saúde, mas aqui não é competição, temos todos um fim comum”.
Em relação à campanha deste ano, Ricardina Pinto, afirmou que, apesar de estarem apenas na fase inicial, estão a ter mais procura do que no ano anterior. E ainda que as pessoas continuam retraídas quanto a tomar a vacina da covid, a farmacêutica afirma que esperava que a adesão à vacina da Covid “fosse pior”. “Nesta fase inicial ainda estamos a ter mais procura que no ano passado, talvez porque as pessoas já saibam. No ano passado não colocamos cartazes, só fizemos publicidade no Facebook, e aqui à farmácia. Este ano não, pusemos nas aldeias todas. Ou foi isso, ou é as pessoas já saberem, já conhecerem, por isso está a correr bem”.
A campanha de vacinação sazonal este ano começou a dia 20 de setembro e tudo indica que a adesão das pessoas é cada vez maior.
A distinção surge no âmbito da campanha de vacinação sazonal 2023/2024, uma vez que a farmácia vimiosense foi a única no concelho de Vimioso, a vacinar em massa.
Sem comentários:
Enviar um comentário