quinta-feira, 2 de maio de 2013

Terra Fria - Restaurantes recebem Semana Gastronómica Micológica


De 16 a 19 de Maio, a Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina (CoraNE), promove a “Semana Gastronómica Micológica da Terra Fria”, nos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.
Esta iniciativa é apoiada pela PRODER no âmbito do Plano de Aquisição de Competências e Animação (PACA).
O presidente da CoraNE, Artur Nunes, enumerou alguns dos principais objectivos desta iniciativa. “Promover o uso de cogumelos na gastronomia regional e fomentar os hábitos de consumo deste produto, abundante na terra fria, atrair turistas com esta temática e gerar mais-valias para a região”, refere o presidente.
Foram convidados os restaurantes de quatro concelhos para se juntarem à Semana Gastronómica da Micologia, respondendo positivamente mais de 30 restaurantes. Cada um dos participantes apresenta na ementa diversos pratos confecionados com base em cogumelos, que os clientes podem experimentar ao almoço e ao jantar.
Restaurantes aderem
A Praça Cavaleiro Ferreira, em Bragança, vai receber uma exposição permanente, com mostra e identificação de cogumelos, onde também vai ser criado um Campo Pedagógico para os mais novos, estimulando o seu interesse e conhecimento pelos cogumelos. Está prevista a realização de workshops práticos, para ensinar a produzir cogumelos e a retirar proveito deste recurso endógeno.
A CoraNE conta com a colaboração da Associação Xixorra que vai organizar os passeios micológicos, com objectivo de fazer colheitas de cogumelos no campo, para posterior identificação e reconhecimento, ensinando assim os participantes a conhecer e reconhecer melhor, pelo menos, os cogumelos mais importantes e mais abundantes na região.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário