Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 19 de maio de 2018

Engenheiro condenado pelo Tribunal de Bragança após 13 anos

Um engenheiro civil foi condenado, esta sexta-feira, pelo Tribunal de Bragança, a três anos e nove meses de prisão, em pena suspensa por igual período, por infração de regras de segurança em obras. Em causa, um acidente de trabalho que vitimou dois operários.
A decisão chega 13 anos depois. O caso remonta a 5 de maio de 2005, no Solar dos Pimentéis, na aldeia de Castelo Branco, Mogadouro, ao início da manhã, quando Fernando Barbosa, de 36 anos e Paulo Barbosa, de 33, estavam a retirar escoras de uma parte da construção. 

A estrutura cedeu, provocando a morte dos dois irmãos por esmagamento. Com eles estava André Barbosa, sobrinho, à data com 20 anos, que ficou ferido. No acórdão, dá-se como provado que a supressão no projeto de dois pilares na construção foi determinante para o colapso. 

Foi ainda sublinhado o facto de ter sido "usado sempre betão de espessura inferior" ao determinado. 

Alexandre Jerónimo, de 42 anos, foi o único dos cinco arguidos condenado. O coletivo entendeu que, não tendo sido possível determinar quem deu as ordens para a alteração no plano das obras, o responsável é o diretor de obra.

PORMENORES 
Famílias indemnizadas
O engenheiro civil fica ainda obrigado ao pagamento de 60 mil euros de indemnização às famílias, da zona de Lousada. Terá ainda de pagar mais 20 mil euros a cada um dos demandantes do processo, nomeadamente os filhos e as viúva. 

Exame de consciência 
O juiz do processo que agora tem decisão referiu que espera que o acórdão sirva para "futuro exame de consciência" nas alterações em obras, "frequentes em todo o País" e sem medir as consequências, a fim de evitar novas tragédias.

Tânia Rei
Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário