quarta-feira, 20 de julho de 2011

«Sinfonia Imaterial» - Filme que retrata o património oral português percorre o país

O filme «Sinfonia Imaterial», de Tiago Pereira, continua a percorrer o país. A tradição oral portuguesa, registada em vídeo pelo realizador, vai merecer exibições até Novembro em Miranda do Douro, Carvalhais, Tavira, entre outras localidades.
No total são 60 minutos de «Sinfonia Imaterial». O filme de Tiago Pereira acompanha o percurso de diversos intérpretes que mantêm viva a cultura musical do país. O filme é uma recolha do património oral tradicional e anda em exibição de Norte a Sul do país.

No dia 28 de Julho é a vez de Miranda do Douro receber o documentário. Pelas 21h30 na Aldeia de Atenor, no âmbito do Festival Itinerante de Cultura Tradicional «L Burro i l Gueiteiro».
O filme sai um pouco da fronteira portuguesa e vai até Navelgas, nas Astúrias, no dia 30 de Julho, inserido no XII Concurso Internacional de Música Folk «Cuarto de los Valles».
Já em Agosto, os ritmos e vozes de Portugal estão em exibição em Carvalhais, São Pedro do Sul, pelas 22h30. Por estes dias decorre nestas paragens beirãs o Andanças - Festival Internacional de Música e Dança Tradicional. Ainda em Agosto, faz nova incursão por Miranda do Douro, em Sendim, dia 6.
No Algarve, precisamente em Tavira, o filme «Sinfonia Imaterial» é exibido, dia 2 de Setembro, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, pelas 17h00, no âmbito do Festival Arraiais do Mundo e, mais tarde, a 10 de Novembro, no Anfiteatro do Clube de Tavira, a propósito do 5º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios.
Sem voz-off ou entrevistas, «Sinfonia Imaterial» procura ser mais do que um documentário convencional ou uma recolha estritamente etnográfica. A obra representa um olhar abrangente sobre um lado frequentemente ignorado da cultura portuguesa: o património oral tradicional.
A Tiago Pereira que se auto-intitula «caçador de ritmos, de canções, e de loops», não é estranho a este tipo de trabalho de pesquisa intensiva e documentação. A carreira deste realizador que vai «atrás das memórias» inclui «B Fachada - Tradição Oral Contemporânea» (2008), «Significado» (2010) ou a iniciativa «A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria».
O filme foi realizado a convite da Fundação INATEL, Direcção de Cultura. A Fundação INATEL trabalha desde 1935 no âmbito da recolha, preservação e divulgação do património cultural imaterial, promovendo uma política de apoio às práticas culturais amadoras e tradicionais. Recorde-se que a Fundação INATEL é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa reconhecida pela UNESCO como perita no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Café Portugal | quarta-feira, 20 de Julho de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário