quarta-feira, 8 de maio de 2013

Santo Antão da Barca muda de lugar - Barragem do Baixo Sabor obriga a trasladar o santuário para um local a três quilómetros mais acima


A Câmara Municipal de Alfândega da Fé, juntamente com a EDP e a Confraria de Santo Antão da Barca, promoveram uma visita guiada às obras do Santuário, perto da aldeia de Parada, que vai ficar submerso por causa da barragem do Baixo Sabor.
O objetivo foi dar a conhecer à população os trabalhos de transladação do Santuário de Santo Antão da Barca.
Recorde-se que o eremita Santo Antão é adorado por milhares de pessoas, que todos os anos, em Setembro, acorrem ao santuário, situado num vale profundo, junto ao rio Sabor. 
Idalina Branquinho, 83 anos, neta de barqueiro, recorda festas rijas que viveu neste santuário. “Fui aqui criada. O meu pai era pescador e barqueiro e passamos aqui festas muito rijas. Vou ter muitas saudades”, diz com a emoção.
Apesar do simbolismo, há quem reconheça que o Santo Antão mudará para melhor, três quilómetros acima. “A capela precisava mesmo de obras, mas como não havia dinheiro esta é uma oportunidade para ficar com uma capela nova. Mas custa muito pensar que já não vai ser a mesma coisa”, conta Ilda Garcia, relembrado alguns momentos felizes que passou neste lugar.
Conclusão no final do ano
A barragem ficará concluída no final deste ano, seguindo-se e o processo de enchimento faseado.
“Neste momento estamos a construir os edifícios que constituem o santuário de Santo Antão da Barca, em que estamos a replicar o tipo de estruturas que existiam no santuário”, explicou Lopes dos Santos, director de projecto na EDP.
Segundo o responsável, o processo de transladação já estaria concluído, não fosse o aparecimento algumas pinturas na parede do santuário, que datam dos séculos XVIII e XIX.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário