segunda-feira, 20 de maio de 2013

Associação de Jovens Universitários de Torre de Moncorvo realizou III Mostra de Cursos


No passado dia 10 de Maio, a Associação de Jovens Universitários de Torre de Moncorvo (AJUM) em parceria com a Escola Dr. Ramiro Salgado, organizou a III Mostra de Cursos.
Este certame teve como objetivo primordial expor aos jovens estudantes do ensino secundário a diversidade da oferta que têm para prosseguirem os seus estudos ou entre outros casos complementarem a sua formação.
Recorrendo ao conhecimentos dos muitos jovens do concelho que frequentam ou frequentaram o ensino superior, pretendeu-se transmitir aos mais novos a informação necessária para a execução de uma escolha estruturada e ponderada para o seu futuro.
“A troca de experiências entre os mais velhos e os mais novos foi profícua, visto que o contacto informal permitiu um maior rastreio das vocações de cada estudante”, refere uma nota de imprensa da AJUM.
A direção da AJUM disponibilizou aos jovens estudantes opções para diversas escolhas de vida que não contemplem o ensino superior. “Esta abordagem pretendeu dotar o evento com uma capacidade de responder a todos os estudantes do ensino secundário, traduzindo-se assim numa perspetiva real e total, que inclui todos os estudantes”, referem.
Para atingir este objetivo a AJUM, colaborou com entidades das forças de segurança, com entidades responsáveis pela formação profissional, entre muitas outras instituições que contribuíam para o esclarecimento dos jovens moncorvenses nos diversos domínios laborais.
O Presidente da direção da AJUM, Manuel Martins salienta, ”a necessidade da pluralização de soluções para os nossos jovens, não defendendo o ensino Superior como a única solução, pelo contrário. “
A direção da AJUM considera a oferta no Ensino Superior desadequada nalgumas áreas, e define como solução, o direcionamento dos jovens, consoante as necessidades do mercado de trabalho. “Desta forma pretende-se um melhor aproveitamento dos recursos, evitando assim o desperdício de anos de formação em áreas sem procura, e procurando fazer corresponder e adequar duas realidades: a vocação do estudante para uma determinada área, e a procura do mercado de trabalho para essa área”.
Segundo João Pavão, responsável da AJUM pela organização do evento, “o contacto informal e a partilha de experiências com os alunos do secundário e 9º ano permitiu colmatar o desfasamento da informação virtual com a realidade das universidades e politécnicos. Possuímos no quadro da Associação um capital humano transversal a diversas áreas do conhecimento e isso torna-se proveitoso para os alunos que pretendem ingressar em determinadas áreas. Visto que podem questionar os elementos da Associação, sobre qualquer temática”.
Quanto ao formato da atividade, esta desenvolveu-se durante um dia e envolveu toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, num ambiente informal, propício à conversa e ao esclarecimento de dúvidas.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário