Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Veiguinhas com estudo de impacte ambiente novamente chumbado

Foi chumbado o último estudo de impacte ambiental para a execução da barragem de Veiguinhas, em Bragança.A Comissão de Avaliação de Impacto Ambiental emitiu uma decisão desfavorável ao estudo apresentado pela Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.  O presidente da câmara de Bragança não concorda com esta decisão.“A comissão de avaliação decidiu erradamente, do nosso ponto de vista, não dar seguimento a esse estudo para a fase seguinte que seria a discussão pública” refere Jorge Nunes, acrescentado que esse chumbo se deveu a “aspectos relacionados com o estudo de novas alternativas, de justificação de crescimento previsível de consumos e de população, sendo que todas as soluções técnicas apontam sempre a mesma solução que é a construção da sexta e ultima fase do projecto do Alto Sabor”.O autarca acrescenta que a concretização deste processo está a esbarrar em falta de vontade e em fundamentalismos.“Eu acho que há acima de tudo falta de vontade, mas nem sequer é política porque da área política ninguém, se manifesta contra” refere. “Acho que é um fundamentalismo claro que não percebe a importância de resolver um problema que é estrutural” salienta. “É um problema do presente e do futuro pois os períodos de seca serão mais frequentes e mais longos, fruto das alterações climáticas em curso, o que obriga a ter mais recursos hídricos armazenados” explica. “Este é um processo incontornável e vai ter de ser resolvido” conclui.
Entretanto a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro já iniciou um novo estudo de impacte ambiental que deverá ser concluído até ao final do ano.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário