Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dia da língua mirandesa

O dia da língua mirandesa que se assinala sábado, ficará marcado com a apresentação a nível nacional de uma obra de ficção publicada, em simultâneo, em português e em mirandês, da autoria do escritor e investigador Amadeu Ferreira.
A obra bilingue intitula-se, em português, “Tempo de Fogo” e, em mirandês, “La Bouba de La Tenerie”, e o autor utiliza o pseudónimo Fracisco Niebro para a publicação.
“Este é o primeiro romance em língua mirandesa, que trata temas universais. A edição em português e mirandês servirá ao mesmo tempo para verificar a evolução do mirandês em termos literários”, avançou, Amadeu Ferreira, o autor e investigador.
A obra teve já “uma pré-apresentação” no dia 10 de junho, em Bragança, numa iniciativa promovida pela Academia das Letras.
"Agora será feita a sua apresentação a nível nacional, e colocada a obra ao dispor dos leitores, numa iniciativa da Ancora Editora”, acrescentou Amadeu Ferreira.
O romance conta a história de um frade homossexual que morre na fogueira por ordem do Tribunal da Inquisição, condenado por breves amores de juventude na cidade universitária espanhola de Salamanca, em finais do século XVI.
“De modo sereno e inovador, são abordadas questões que sempre preocuparam o homem, como o amor e o sexo, o bem e o mal, a liberdade, a religião, o viver em comunidade, através de uma época de fundamentalismos, de que ainda não nos livrámos e que não podemos esquecer”, escreve a Editora Âncora.
A publicação será apresentada, na versão portuguesa, por Teresa Martins Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e, em mirandês, por Luís Vaz das Neves, presidente do Tribunal da Relação de Lisboa.
in:rba.pt

1 comentário:

  1. Olá Henrique,

    O blogue está ótimo e muito "em cima do acontecimento". Amadeu Ferreira merece este destaque. Os livros acima referidos já foram lançados em Bragança, na Biblioteca Adriano Moreira, durante o mês de junho, se não me engano.
    Agora é altura de os lançar em Lisboa. Parabéns ao Amadeu.

    Um abraço
    Marcolino

    ResponderEliminar