Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bragança - ARS-Norte anuncia inquérito para identificar autor das cartas a comunicar encerramento de extensões de saúde

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) reiterou hoje não ter dado instruções para o encerramento de extensões de saúde em Bragança e anunciou a abertura de um inquérito para apurar o responsável pela informação.
Os presidentes de algumas freguesias de Bragança estão a receber cartas do Centro de Saúde de Santa Maria a comunicar o encerramento de extensões por falta de meios informáticos para a prescrição eletrónica.

No ofício a que a Agência Lusa teve hoje acesso lê-se: "Informo V. Exa que, por falta de meios informáticos que permitam a prescrição eletrónica e, em conformidade com as orientações da ARS-Norte, a partir desta data, fica suspenso o serviço nessa extensão".
A carta tem data de 14 de setembro, mas o presidente da junta de freguesia de Babe, Alberto Pais, disse à Agência Lusa que só recebeu o documento quarta-feira, mas que a médica já não compareceu para atender os doentes na segunda-feira anterior.
A comunicação é assinada por Sílvia Costa, a responsável pelos centros de saúde do concelho de Bragança.
"É totalmente desadequada a informação em apreço, uma vez que o Conselho Diretivo não emitiu qualquer instrução no sentido de se proceder ao encerramento de qualquer Extensão de Saúde", reafirmou hoje, em comunicado, a ARS-Norte.
Perante o sucedido, "o Conselho Diretivo desta ARS já mandou instaurar o competente processo de inquérito, no sentido de ver identificada a pessoa responsável pelo envio da referida informação sem, para o efeito, estar superiormente autorizada", acrescenta.
A ARS reafirma ainda a informação veiculada segunda-feira, depois de conhecidas as primeiras notícias sobre o encerramento das extensões, de que os médicos podem passar receitas à mão.
"Até que entre em funcionamento o sistema de informação que permita aos médicos prescreverem de forma eletrónica, nos termos da legislação em vigor, a prescrição será efetuada de forma manual, salvaguardando-se, deste modo, o normal funcionamento de todas as unidades onde estas casualidades estejam a ocorrer", refere.
A maioria das cerca de meia centena de extensões de saúde do Nordeste Transmontano não tem equipamento informático para a prescrição eletrónica, obrigatória desde 01 de agosto.
Nas últimas duas semanas, os médicos deixaram de se deslocar a várias extensões do concelho de Bragança.
A mesma situação repete-se no concelho de Vimioso onde, na vila de Argozelo, a extensão de saúde "encerrou logo que saiu a lei, no início de agosto", segundo disse à Agência Lusa o presidente da junta, Francisco Lopes.
De acordo com o autarca, as cerca de 1500 pessoas de Argozelo foram informadas por um aviso afixado na porta.
in:rtp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário