A fé na Santa Rita de Cássia continua a ser grande. Que o digam as milhares de pessoas que domingo encheram as ruas de Terroso para participar na procissão em honra desta santa, conhecida e adorada como a advogada das causas impossíveis.
A tradição repete-se no terceiro domingo de Setembro, juntando romeiros de vários pontos da região e das povoações espanholas vizinhas que colam com as freguesias raianas do concelho de Bragança, tais como Espinhosela ou Parâmio.
As novenas começaram a 9 de Setembro e terminaram a 17, abrindo o programa religioso que culmina com a majestosa procissão.
Na sexta-feira, dia 16, arrancou o programa profano, como um torneio de sueca, no Centro de Convívio de Terroso, ao qual se seguiu o jogo do fito e dos paus, que marcou a tarde de sábado. À noite, foi a vez do grupo Sindikato subir ao palco, marcando um dos principais arraiais da festa.
Como habitual, o domingo começou bem cedo, com alvorada e entrada da Banda de Música de Carrazedo de Montenegro. Pouco passava das 11 horas e já era difícil estacionar a menos de 500 metros do recinto de festas de Terroso. Uma verdadeira multidão aguardava pela saída da procissão com a imagem de Santa Rita de Cássia e de outras imagens alegóricas.
À tarde o Sindikato voltou a brilhar até à hora de jantar, antecedendo o espectáculo dos flavienses Função Públika e a sessão de fogo de artifício.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário