Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Terroso - Bragança. A Santa das causas impossíveis

A fé na Santa Rita de Cássia continua a ser grande. Que o digam as milhares de pessoas que domingo encheram as ruas de Terroso para participar na procissão em honra desta santa, conhecida e adorada como a advogada das causas impossíveis.
A tradição repete-se no terceiro domingo de Setembro, juntando romeiros de vários pontos da região e das povoações espanholas vizinhas que colam com as freguesias raianas do concelho de Bragança, tais como Espinhosela ou Parâmio.
As novenas começaram a 9 de Setembro e terminaram a 17, abrindo o programa religioso que culmina com a majestosa procissão.
Na sexta-feira, dia 16, arrancou o programa profano, como um torneio de sueca, no Centro de Convívio de Terroso, ao qual se seguiu o jogo do fito e dos paus, que marcou a tarde de sábado. À noite, foi a vez do grupo Sindikato subir ao palco, marcando um dos principais arraiais da festa.
Como habitual, o domingo começou bem cedo, com alvorada e entrada da Banda de Música de Carrazedo de Montenegro. Pouco passava das 11 horas e já era difícil estacionar a menos de 500 metros do recinto de festas de Terroso. Uma verdadeira multidão aguardava pela saída da procissão com a imagem de Santa Rita de Cássia e de outras imagens alegóricas.
À tarde o Sindikato voltou a brilhar até à hora de jantar, antecedendo o espectáculo dos flavienses Função Públika e a sessão de fogo de artifício.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário