Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Município de Bragança vai tomar posição sobre prospecção mineira nos próximos dias

 O prazo de consulta pública terminou dia 4 deste mês mas o município não emitiu qualquer parecer


O município de Bragança deverá assumir, nos próximos dias, uma posição sobre o pedido de prospecção mineira na Serra da Nogueira, pela empresa privada GMR Consultores. O prazo de consulta pública terminou dia 4 deste mês mas o município não emitiu qualquer parecer.

Paulo Xavier, presidente da câmara de Bragança e da Comissão de Cogestão do Parque Natural de Montesinho, esclarece que na próxima semana há uma reunião da comissão e só depois se assumirá uma posição. “Estamos, neste momento, a auscultar a população e eu, como presidente da comissão de cogestão, auscultei, efectivamente, todos os membros que fazem parte da comissão e, portanto, vamos ter também uma reunião extraordinária só para debater esse tema e aí o município está em condições de poder exactamente tomar uma posição. Aí estarei muito mais avalizado e mais consciente de que eu ouvi todos para poder tomar uma posição”.

O projecto de prospecção mineira abrange uma área de mais de 100 km², envolvendo aldeias dos concelhos de Bragança e Vinhais, integradas na Rede Natura 2000 e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. A população tem-se manifestado contra o projecto. O presidente diz que compreende as vozes de protesto. “Eu entendo, compreendo e é legítimo as pessoas fazerem efectivamente alguma manifestação. Agora, enquanto comissão, a Câmara Municipal de Bragança não pode fazer isso, tem de auscultar a população, por isso, só depois é que nos podemos pronunciar. Agora, aquilo que as outras pessoas fizeram, os grupos que estiveram no WhatsApp, etc, é legítimo, terei de respeitar. E como democrata que sou, respeito, efectivamente, toda esta ideia”.

O objectivo desta prospeção mineira é o estudo de minerais como níquel, cobalto e cobre, num investimento de 190 mil euros, ao longo de três anos. O objectivo passaria por fazer recolha de pedras, abertura de trincheiras e feitas algumas sondagens.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário