A Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina apresentou ontem um projecto para melhorar a coexistência dos lobos com os rebanhos e pastores.
O projecto de cooperação, denominado “Wolf: Wild & Farmers”, visa contribuir para harmonizar a actividade da pastorícia com o lobo, uma espécie que continua em risco de extinção. “Este projecto resulta de um trabalho de dois anos da CoraNE e diversos Grupos de Acção Local, oriundos de Espanha, Estónia, Suécia, Polónia e Roménia, que desenvolveram um trabalho de campo, directamente com os agentes envolvidos na actividade pastorícia e na preservação do lobo, a fim de valorizar em termos sociais, económicos e ambientais, a pastorícia e garantir a preservação do lobo”, explica o Presidente da CoraNE, Artur Nunes.
Após diversas reuniões de trabalho surgiu um documento subscrito por todos os países envolvidos no projecto, que vai ser enviado à Comissão Europeia. Artur Nunes destaca as regras e medidas contempladas no documento.
Após diversas reuniões de trabalho surgiu um documento subscrito por todos os países envolvidos no projecto, que vai ser enviado à Comissão Europeia. “Uma das medidas é a remuneração directa aos agricultores das zonas onde está identificada a existência de alcateias, por meio de pagamento por serviços ambientais”, destaca Artur Nunes, acrescentando que “por outro lado a criação de unidades especializadas em assistência pecuária para responder aos ataques de lobos e por último criar agentes locais e regionais de forma em que houvesse esta preocupação permanente e não um medo à presença do lobo”.
No âmbito deste projecto, a 21 e 22 de Junho vão decorrer as Jornadas Transnacionais, em Bragança e Vimioso, onde será apresentado o documento único, que visa criar regras de forma a preservar o lobo e a actividade pastorícia.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário