Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de abril de 2024

Póvoa: Festa do Nasico trouxe peregrinos ao santuário do Naso

 No Domingo, dia 7 de abril, o Santuário de Nossa Senhora do Naso foi o local de encontro de vários peregrinos que partiram de Miranda do Douro, de Malhadas e da Póvoa, para a a Festa do Nasico, uma celebração religiosa que se iniciou com a chegada dos pendões, seguida da Missa Dominical e prosseguiu durante a tarde com a animação musical.

Mesmo com chuva, os peregrinos vindos das localidades de Miranda do Douro, de Malhadas e da Póvoa, puseram-se ao caminho e chegaram ao Santuário do Naso, onde chegaram também os pendões de várias localidades do concelho e da vizinha Espanha.

Às 15h00, o padre Manuel Marques presidiu à Missa Dominical, que contou com a participação de centenas de fiéis no recinto do santuário.

Referindo-se à liturgia do II Domingo da Páscoa, o sacerdote parafraseou Jesus “Felizes os que acreditam sem terem visto” e questionou: “Quem é feliz? Dado que Jesus nos assegura a vida eterna, só temos razões para viver felizes, mesmo enfrentando dificuldades e provações”, disse.

Numa alusão ao facto de se celebrar também o Domingo da Divina Misericórdia, o padre Manuel Marques, exortou os fiéis a darem valor ao sacramento da Reconciliação. “A paz só se alcança com a paz no coração”, disse.

“Se Deus é misericordioso para connosco, também nós devemos aprender a ser pacientes e compassivos uns para com os outros”, acrescentou.

Na homília, o sacerdote sublinhou ainda a importância das comunidades praticarem a caridade e lembrou que “quanto mais se dá, mas se recebe. A felicidade está em dar”, afirmou.

No final da interpreteção à liturgia dominical, o padre Manuel Marques evocou Nossa Senhora do Naso e pediu para todos, “grandeza de alma e dedicação ao bem comum”.

Por falar em bem comum, antes da benção final, a confraria de Nossa Senhora do Naso assinou um protocolo de colaboração com o município de Miranda do Douro e a freguesia local, para realizar obras de melhoramento no santuário. Segundo foi divulgado, o município vai doar 25 mil euros e a freguesia 2500 euros.

A celebração religiosa encerrou com a tradicional procissão pelo recinto do santuário, com a imagem de Nossa Senhora do Naso, acompanhada com a música dos gaiteiros da Póvoa.

A festa do Nasico prosseguiu durante a tarde de Domingo, com a animação musical do grupo DM.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário