sexta-feira, 24 de maio de 2013

Abastecimento de água em Bragança vai ser resolvido

Mais de 16 anos depois de se ter iniciado o processo, a construção da barragem de Veiguinhas, no concelho de Bragança, vai finalmente começar a ser construída. A câmara já obteve o licenciamento e as autorizações necessárias, bem como a adequação do projeto às exigências ambientais.
Esta barragem de armazenamento de água é considerada pelo atual Executivo, eleito pelo PSD, a solução mais viável para resolver os problemas de abastecimento de água à cidade de Bragança, que em anos de seca têm obrigado o município a recorrer ao transporte de água em camiões cisterna dos bombeiros. "Chegou ao fim uma longa caminhada, muito intensa, com muita dificuldade, que obrigou os bragançanos a estar com coração nas mãos, muitas vezes, devido à escassez de água. Com ameaças de ruptura no abastecimento e conscientes de que a Proteção Civil nacional não teria meios para acorrer a uma situação que seria uma calamidade", referiu o autarca de Bragança, Jorge Nunes.
O anúncio de que o empreendimento pode avançar foi feito ontem pelo presidente da câmara, que adiantou que dentro de poucos dias será divulgado o projeto da empreitada, bem como a sua caraterização do ponto de vista técnico e da capacidade de armazenamento e os trâmites do ponto de vista ambiental a que fica obrigado.
Em paralelo mantém-se o contencioso com a QUERCUS que decorre nos tribunais, uma vez que a associação ambientalista se opõe à construção da barragem de Veiguinhas. A primeira providência cautelar interposta pela QUERCUS no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, relacionada com a Declaração de Impacte Ambiental, não foi aceite. A associação não desistiu e avançou com uma nova providência cautelar desta feita relacionada com a Declaração de Interesse Público, ainda por decidir.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário