terça-feira, 28 de maio de 2013

Produção de cereja cai para metade.

Dados da Cooperativa Agrícola apontam para prejuízos na ordem dos 50 mil euros
Caiu para metade este ano a produção de cereja no concelho de Alfândega da Fé. As condições climatéricas atípicas já na Primavera impediram o desenvolvimento do fruto. 
Eduardo Tavares, presidente da Cooperativa Agrícola, que é o maior produtor do concelho, diz que, este ano, a produção é inferior às 60 toneladas colhidas no ano passado. 
O responsável estima um prejuízo na ordem dos 50 mil euros nas produções de cereja e amêndoa.
“Muita chuva, frio, um Inverno muito prolongado, no final de Abril fizeram-se sentir geadas, o que contribuiu para a perda na ordem dos 50 por cento da nossa campanha. Entre a cereja e o amendoal, e no amendoal tivemos uma quebra histórica na ordem dos 90 por cento, estimamos que o prejuízo nestas duas culturas ronda os 50 mil euros”, estima Eduardo Tavares. 
O presidente da Cooperativa diz mesmo que os prejuízos ao nível da produção de cereja atingem todos os produtores do concelho. “Há alguns produtores do vale da Vilariça que estão a quotas mais baixas, mesmo assim também se registaram quebras acentuadas na produção”, constata o responsável.
“Não vai faltar”
Mesmo assim, o presidente da Cooperativa garante que não vai faltar cereja para a Festa da Cereja, que decorre de 7 a 10 de Junho, em Alfândega da Fé.
“Apesar de ficar abaixo da quantidade do ano passado, vamos fazer todos os esforços para concentrar a apanha da cereja por altura do certame e não vamos ter problemas de quantidade de cereja para quem nos vier visitar. O problema está na quantidade de cereja durante toda a campanha”, garante Eduardo Tavares.
A Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé tem cerca de 60 hectares de cerejeiras.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário