sexta-feira, 24 de maio de 2013

TORRE DE MONCORVO: MULTINACIONAL MIT EXPLICA PROJETO MINEIRO À POPULAÇÃO

A multinacional MTI vai assinalar o Dia Europeu dos Minerais com um conjunto de iniciativas que pretendem manter a população do concelho de Torre de Moncorvo informada sobre o projeto de exploração mineira em curso naquela região.
 Aquela empresa do setor mineiro avançou que o dia aberto para os minerais está agendado para sexta-feira, estando em consonância com expectativas criadas na população, em relação à exploração mineira na área do Carvalhal, situada naquele concelho transmontano.
"Esta iniciativa, que conta com o apoio do município de Torre de Moncorvo, tem o objetivo de manter a população informada acerca da evolução do projeto, mas também o de gerir as expectativas face à realidade deste empreendimento", avança a MTI.
A MTI já prestou uma caução ao Estado no valor de 700 mil euros (o total a prestar de caução é 1,2 milhões de euros), tendo iniciado várias frentes de trabalho necessárias à definição da viabilidade técnico-económica da exploração e aos estudos de pré-viabilidade e viabilidade do projeto.
O evento, designado por "Open Day da MTI", vai decorrer na antiga estação da CP de Moncorvo e terá diversas atividades onde se destaca a conferência "Da Jangada de Pedra de José Saramago ao minério de ferro de Torre de Moncorvo".
As atividades terminam com um ponto de situação do projeto da MTI, apresentado por Vítor Correia, presidente do Conselho de Administração da MTI.
Em complemento a estas duas iniciativas, vão decorrer no Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, atividades experimentais da responsabilidade do Centro de Ciência Viva de Estremoz que, no seu conjunto, permitirão aos alunos integrar os conhecimentos sobre Geologia com a evolução da região onde vivem.
“Esta iniciativa pretende ser uma demonstração clara e inequívoca do empenhamento da MTI em definir para Moncorvo um projeto sustentável, assegurando uma relação edificante com as comunidades estabelecidas no interior e na envolvente próxima da área concessionada",avançou Vítor Correia.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário