segunda-feira, 27 de maio de 2013

TORRE DE MONCORVO: RIO DOURO É A PRIMEIRA OPÇÃO PARA O TRANSPORTE DO MINÉRIO DE FERRO DO CARVALHAL

Responsáveis pela MTI - Ferro de Moncorvo, SA, anunciaram que o transporte por via fluvial, no Douro, do minério de ferro que sair da serra do Reboredo é uma opção viável, que está ser "seriamente equacionada".
"Temos já em fase de anteprojeto a construção de navios de transporte de minério de ferro adequados a navegar no rio Douro, já que no mercado não foi possível encontrar embarcações com características de calado adaptadas ao curso de água", acrescentou o presidente da MTI, Vítor Correia.
Os estudos para o desenvolvimento dos navios já foram efetuados e as embarcações poderão mesmo ser construídas em estaleiros nacionais.
"Se tudo correr como desejarmos, fará todo o sentido que as embarcações sejam constituídas em estaleiros portugueses, para que os impactos económicos não sejam repercutidos só nesta região, mas também ao nível nacional", afiançou Vítor Correia.
A MTI está considerar duas opções em simultâneo e que passam pelo transporte fluvial e também pela construção de um mineroduto.
"A opção do transporte fluvial terá de ser seriamente ponderada já que aquela que mais rápido de poderá colocar a trabalhar. O mineroduto é sempre uma opção mais demorada", frisou o responsável da MTI.
No entanto, ficou a garantia de que o projeto se vai prolongar por várias dezenas de anos, pelo que não faria sentido iniciar no imediato a construção do mineroduto.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário