Centenas de devotos do Divino Senhor da Barca e do Santo Antão rezaram e assistiram, no passado sábado, à última romaria realizada no espaço da actual ermida, que será trasladada até final de 2013.
A capela será transferida, pedra por pedra, para o novo local, pelo que o templo começará a ser desmontado a partir do final deste mês.
“Este local é mágico para nós, mas acreditamos que o novo espaço passará a ser mágico para gerações vindouras. Nós poderemos estabelecer um termo de comparação entre o actual santuário e o novo santuário, mas os nossos netos e bisnetos não vão dar conta da mudança”, afirmou o presidente da Confraria do Santo Antão da Barca, Manuel Gouveia.
O santuário está localizado na margem esquerda do rio Sabor, numa zona que ficará submersa pela futura albufeira da barragem do Baixo Sabor.
No entanto, o responsável acrescentou que a mudança do Santuário é sempre “dolorosa”.
As populações terão de “conviver com a mudança do local do santuário”, que será transladado para um local ermo, denominado “Alto do Rebentão”, situado a pouco mais de um quilómetro em linha recta do actual recinto.
“A mudança de local do santuário irá obedecer às preocupações da população e da Confraria do Santo Antão da Barca, no sentido de preservar a tradição e devoção tida com o santuário”, adiantou fonte da EDP.
A capela será trasladada, mantendo a sua traça arquitectónico. Já os edifícios da área envolvente ficarão submersos, tendo sido já apresentado um projecto arquitectónico para a edificação de novos imóveis no novo local para as mesmas funções.
A confraria do Santo Antão agrega cerca de 1.200 confrades, oriundos de 11 aldeias dos concelhos de Alfandega da Fé, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
Jornal Nordeste, 2011-09-13
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário