Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de abril de 2024

IPB vai apresentar novo centro de investigação à Fundação para a Ciência e Tecnologia

 O Instituto Politécnico de Bragança vai ganhar mais uma unidade de investigação. É ligada à saúde


Esta unidade, a LivWell, será o novo centro a criar e a proposta será agora apresentada à Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O IPB conta já com quatro unidades de investigação, reconhecidas pela fundação. Esta será uma mais valia, considera a directora da Escola Superior de Saúde do politécnico, Adília Fernandes. “é um centro de investigação na área da saúde, desporto e bem-estar. Pretende, de forma holística, fazer investigação. A LivWell é uma unidade que vamos agora propôr à FCT. Formalmente ainda não existe, porque não foi aprovada, pela FCT, mas vamos propô-la”.

O centro de investigação vai também integrar profissionais da Unidade Local de Saúde do Nordeste e ficará sediado na nova escola que há muito se ambiciona. “Este centro não está fechado. Não é será só do instituto. Pretende-se que integre profissionais da Unidade Local de Saúde do Nordeste”.

A directora da escola considera que com a criação desta unidade poderão surgir outras licenciaturas na área da saúde. “Se vamos desenvolver mais investigação, podemos, eventualmente, ter outras formações na área da saúde. Não fizemos um levantamento formal mas tem-nos chegado informação de que uma licenciatura na área de terapia ocupacional poderá ser necessária. Existe uma lacuna de profissionais nesta área”.

O IPB já tem quatro centros de investigação. Dois estão classificados com Excelente e outros dois com Bom.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário