sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Intercéltico estimula economia em Sendim

Um impulsionador económico.
É assim que os habitantes da vila de Sendim vêem o Festival Intercéltico que começa hoje naquela vila.Um evento anual que atrai milhares de pessoas ao Planalto Mirandês.  António Carção e Graciano Paulo consideram que este festival além de ser um suporte económico da região, é um congregar de relações humanas, culturas e tradições. “Quando um evento numa zona do interior já por si desertificada, consegue trazer pessoas e levar o nome desta região, acho que é fundamental e não se pode perder” refere Graciano Paulo, acrescentando que “nos resta a nossa cultura, tradições, as nossas raízes, pois é isto que mantem uma terra viva”.
Por seu lado, António Carção, diz que “isto é a promoção de uma terra, de forma a divulgar a sua cultura e todas as suas potencialidades, nas vertentes sociais, económicas, pessoais, formam-se amizades que perduram no futuro” afirma, frisando que “é um evento que transforma esta terra em muito mais que uma simples terra do interior. Sendim é o epicentro, mas depois dinamiza todo o Planalto Mirandês e inclusive o distrito de Bragança”, e destaca “a envolvência total com que a população desde a primeira hora apadrinhou este grande evento”. Isabel Delgado e Isidro Afonso, empresários da restauração dizem que gente é sinónimo de dinheiro. “Faz-se mais negócio, sempre se vende mais, em todos os ramos de negócio, se há gente já se vende”', refere Isabel Delgado. Isidro Afonso acrescenta que “sem dúvida que o festival traz mais gente a Sendim, em termos de dormidas.
Estamos cheios nestes dois dias e ao haver mais gente há mais dinheiro e sem dúvida que o progresso será melhor”'. A taberna dos Celtas regressa este ano ao festival. O presidente da junta de freguesia refere que é um evento que não se pode perder.“Há um grande fluxo de pessoas que nos visitam nestes dias, que vem conhecer o Nordeste Transmontano, uns ficam nos hotéis, outros nos parques de campismo e é uma mais valia” sustenta. Aquilino Ginjo, refere ainda que “este ano há a taberna dos celtas, o ano passado não se fez, é um festival que não deve acabar e o qual a junta de freguesia vai continuar a apoiar”. A XII edição do Festival Intercéltico decorre hoje e amanhã em Sendim.
Escrito por CIR

Sem comentários:

Enviar um comentário