Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Museu Abade de Baçal “ganha vida” com actividades dedicadas às crianças


Inspirados pelo cenário das mil e uma noites, 32 crianças festejaram, na última quinta-feira, o encerramento do primeiro mês de actividades de tempos livres, no Museu Abade de Baçal, em Bragança. Uma iniciativa que pretende estreitar laços entre o divertimento e o conhecimento.
A noite quente convidava à festa, o cenário estava montado e as crianças vestidas a rigor. A exposição arqueológica patente no Museu deu o mote, e aos poucos, as “estrelas da festa”, com idades entre os 3 e os 13 anos foram mostrando tudo o que aprenderam durante o mês de Julho.
“Hoje a festa é das crianças, para as crianças e para os pais”, disse a monitora Ana Brilhante. Arqueóloga de profissão, vê nestes meses mais do que um trabalho. “É um prazer enorme. É muito gratificante, não escondo o cansaço. Mas é um, cansaço saudável”, referiu enquanto acertava os últimos pormenores para mais uma apresentação.
Desde o primeiro dia que a festa final foi preparada pelas mãos das crianças. “Elas ajudaram na produção, criaram as roupas, ensaiaram as danças e até escreveram um música”, afirmou a monitora. Acrescentando que as oficinas de dança e artes plásticas ajudaram “para que nada falhasse e as crianças se divertissem.”
Durante o período de férias os mais pequenos partiram à descoberta do património de Bragança, organizaram peças de teatro, fizeram desporto, contactaram com a música e com a dança.
Ana Maria Afonso, directora do Museu, vê na abertura das portas da instituição à comunidade infantil uma forma de “desmistificar a ideia de que o museu é um espaço fechado e elitista”. “Com as actividades de Verão aproximamos a componente pedagógica à lúdica. Educamos a brincar e o espaço ganha uma nova vida”, assentou a directora. 
Para este mês, o programa já está definido e a organização conta em receber mais crianças.
Por: Joana Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário