Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Adeus à Ermida do Santo Antão - A capela será transferida, pedra por pedra, para o novo local

Centenas de devotos do Divino Senhor da Barca e do Santo Antão rezaram e assistiram, no passado sábado, à última romaria realizada no espaço da actual ermida, que será trasladada até final de 2013.
A capela será transferida, pedra por pedra, para o novo local, pelo que o templo começará a ser desmontado a partir do final deste mês.
“Este local é mágico para nós, mas acreditamos que o novo espaço passará a ser mágico para gerações vindouras. Nós poderemos estabelecer um termo de comparação entre o actual santuário e o novo santuário, mas os nossos netos e bisnetos não vão dar conta da mudança”, afirmou o presidente da Confraria do Santo Antão da Barca, Manuel Gouveia.

O santuário está localizado na margem esquerda do rio Sabor, numa zona que ficará submersa pela futura albufeira da barragem do Baixo Sabor.
No entanto, o responsável acrescentou que a mudança do Santuário é sempre “dolorosa”.

As populações terão de “conviver com a mudança do local do santuário”, que será transladado para um local ermo, denominado “Alto do Rebentão”, situado a pouco mais de um quilómetro em linha recta do actual recinto.
“A mudança de local do santuário irá obedecer às preocupações da população e da Confraria do Santo Antão da Barca, no sentido de preservar a tradição e devoção tida com o santuário”, adiantou fonte da EDP.

A capela será trasladada, mantendo a sua traça arquitectónico. Já os edifícios da área envolvente ficarão submersos, tendo sido já apresentado um projecto arquitectónico para a edificação de novos imóveis no novo local para as mesmas funções.
A confraria do Santo Antão agrega cerca de 1.200 confrades, oriundos de 11 aldeias dos concelhos de Alfandega da Fé, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
Jornal Nordeste, 2011-09-13

Sem comentários:

Enviar um comentário