Os acidentes com trotinetes estão a aumentar na região. Segundo dados da PSP, nas cidades de Bragança e Mirandela em 2023 foram registados quatro acidentes. Este ano, ainda nem acabou e já aconteceram seis, um resultou numa morte, de uma mulher, há duas semanas, em Bragança. O subintendente da PSP de Bragança, Bruno Machado, considera que este aumento também pode estar relacionado com maior uso destes meios:
“Também temos a percepção, embora não consigamos confirmar isso com dados, de que a mobilidade, a utilidade deste meio de transporte também nos parece ter vindo a aumentar, o que necessariamente implica que havendo mais veículos desta tipologia na estrada também aumente a possibilidade de ocorrer acidentes”, disse.
A PSP alerta ainda que as trotinetes têm as mesmas obrigações que as bicicletas e, por isso, são obrigadas a respeitar o código da estrada. “As trotinetas são equiparadas a velocipes, ou seja, significa, por exemplo, que as trotinetas logo devem circular nas ciclovias sempre que estas existam. E na estrada, o mais à direita, quando não houver ciclovias. Apesar de o capacete não ser obrigatório, a lei não obriga o uso do capacete. É evidente que a utilização é fortemente recomendada”, referiu ainda o subintendente.
O aumento de acidentes com este meio de transporte está a preocupar a PSP de Bragança que garante já estar a fazer trabalho de sensibilização nas escolas, bem como a fiscalização na estrada.
As infracções no código da estrada com uso de trotinete podem dar origem a coima. Contudo, nas cidades de Bragança e Mirandela ainda não foi aplicada qualquer coima neste sentido.
Sem comentários:
Enviar um comentário