"Descobrir o Santuário de Nossa Senhora da Serra - Guia do Visitante” é o título do livro lançado no decorrer de mais uma romaria.
O autor do guia descreve uma viagem pelo espaço do santuário e, por sua vez, convida o leitor a embarcar à descoberta deste templo, ao mesmo tempo que dá a conhecer uma colectânea fotográfica, que permite sonhar pelas paisagens e locais do alto da Serra.
“Descobrir o Santuário de Nossa Senhora da Serra” surgiu, tal como o nome indica, de modo a possibilitar a descoberta a todos aqueles que se dirigem pela primeira vez a este lugar ímpar nos mais diversificados pontos de vista”, refere Bruno Martins, o autor do livro e estudante de Arquitectura Paisagística.
Os temas que aborda abrangem desde o carácter mais histórico às vivências mais rotineiras, não aprofundando em demasia os assuntos tratados, de modo a assim permanecer fiel a um carácter mais introdutório.
O guia, à venda na Casa das Esmolas, é composto por diversas ilustrações, todas elas recolhidas em 2010. “É uma colectânea interessante de recordações para todos, deste lugar e em especial de todas as imagens presentes nos altares desta igreja”, relata o autor.
A obra possui, ainda, um capítulo inteiramente dedicado às maravilhas naturais que ocorrem na serra. Uma delas é o pôr-do-sol e a outra é a neve durante o Inverno, que atinge alturas consideráveis e dificulta o acesso ao local.
Quanto às novenas da serra, foram dados a conhecer dois projectos de requalificação do espaço. A construção de uma calçada à volta do Santuário e a reconversão/ampliação das tabernas velhas. Segundo a direcção da confraria, estes projectos vão estar terminados até 2013.
Durante os nove dias de novenas muitos foram os peregrinos que pernoitaram e outros que subiram diariamente ao Santuário.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário