Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mais de metade das vagas ficou por preencher no IPB

627 alunos foram colocados no Instituto Politécnico de Bragança na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público, este ano. Os resultados foram conhecidos ontem, sendo que o IPB tinha disponíveis 1873 vagas.Entraram menos 370 estudantes em relação a 2010. 
O presidente do IPB justifica estes dados com a redução do número de candidatos. “Este ano havia menos cerca de sete mil candidatos e é expectável que desça o número de entradas nas intuições” refere. Mas acredita que este ano a instituição venha a atingir as duas mil entradas no final do processo. “No ano passado chegámos às 2300 e este ano pensamos que também vamos ultrapassar as duas mil.
Este efeito irá ser compensado pelas outras formas de acesso em que o instituto tem apostado nos últimos anos” nomeadamente os concursos especiais e os Maiores de 23.Os dois cursos pós laborais (Educação Social e Gestão) que abriram no ano passado, juntamente com Engenharia Florestal não tiveram qualquer aluno colocado.Sobrinho Teixeira admite que os pós-laborais serão objecto de reflexão.“São cursos que do ponto de vista financeiro ficam a um preço que é quase o dobro do que um curso diurno” afirma. “Já no ano passado as entradas forma reduzidas, embora depois fossem compensadas por algumas transferências, e este ano volta a verificar-se o mesmo” acrescenta, salientando que “temos de pensar se vale a pena pois está demonstrado que não há procura”.
Este ano há um curso novo em Gestão de Negócios Internacionais.Trata-se de um curso europeu que oferecia 10 vagas e para o qual há apenas um aluno colocado. “Esse curso é dado em parceria entre diversas instituições europeias. Os alunos fazem dois anos em Portugal e os outros dois no estrangeiro” explica o presidente do IPB.Sobrinho Teixeira adianta que no próximo ano poderá ser convertido. “Vamos querer avançar para outro tipo de oferta nomeadamente em língua inglesa e este poderá ser um dos cursos objecto desse tipo de oferta” avança.
Para a segunda e terceira fases de acesso, restam 1246 vagas.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário